Sobre a saúde do idoso

21 de Setembro – Dia Nacional de Conscientização da Pessoa com Alzheimer

WhatsApp Image 2020-09-01 at 17.03.44

Hoje, 21 de setembro, celebramos o dia nacional de conscientização da pessoa com Alzheimer e precisamos conversar sobre esse assunto. O Alzheimer é muito temido, principalmente pelos idosos, população acometida por esse tipo de demência. Sabemos que a doença de Alzheimer é uma doença neurodegenerativa progressiva e incurável, mas essa não é e nem deve ser a informação mais importante que precisamos disseminar.

Assim como em outros tipos de demência, a pessoa com Alzheimer pode ter uma vida normal dentro de suas possibilidades, desde que seja submetida ao tratamento adequado, tanto medicamentoso quanto não medicamentoso. O tratamento auxilia a frear o desenvolvimento da doença e aliviar os sintomas fazendo com que o idoso tenha maior autonomia, independência e funcionalidade por muito mais tempo, ou seja, é possível ter qualidade de vida mesmo com doença de Alzheimer.

É importante entender também que precisamos aumentar os esforços na prevenção da doença, pois os constantes estudos mostram que a alimentação correta, exercício físico e estimulação cognitiva podem prevenir ou pelo menos retardar o aparecimento dos sinais clínicos do Alzheimer, mantendo assim mais anos de vida saudável.

Se você deseja saber mais sobre medidas de prevenção ou de tratamento da doença de Alzheimer, entre e contato conosco e junte-se a nós nessa jornada de conscientização!

 

Josias Almeida

Gerontólogo ABG 443/2014

Especialista em Saúde e Cognição

 

Oficina do Cuidado

(16)3234-2000

(16)98154-7571 (WhatsApp)

www.oficinadocuidado.com.br