Sobre a saúde do idoso

Como lidar com o Luto

WhatsApp Image 2020-07-30 at 20.03.42 (1)

O luto é vínculo que se rompe, compreendido pela literatura psicológica como uma reação frente a perdas significativas, que pode até demandar auxílio profissional para alívio de sintomas associados. Suas manifestações são consideradas normais, porém poderá evoluir para uma vivência patológica e tais consequências poderão advir da forma como o sujeito encara a realidade e também que recursos psíquicos possui para enfrentá-la.
Partindo do entendimento que cada ser humano é único então pode-se dizer que não existe receita para lidar com o luto. Existem alguns autores que estruturam as fases do luto e isso não quer dizer que o indivíduo enlutado passará por todas elas ou que seguirá a ordem indicada por aquela literatura. Mas, geralmente, a pessoa transitará por eles: Negação, raiva, barganha, estado depressivo, aceitação. A pessoa vai sofrer, chorar, sentir solidão, vida vazia, sem sentido… fazer-se perguntas: como? até quando? Porquê? Perguntas sem resposta…
Na nossa sociedade existe muita dificuldade para permitir viver e ressignificar a dor da perda, existe pouca tolerância às expressões vinculadas à tristeza, frustração e perda. O luto é uma vivência que aparece com uma forte exigência de ressignificação do mundo da vida, onde o que é perdido pelo enlutado não é apenas um ente querido, são tantas coisas mais, como por exemplo compreender a condição mortal, que não tem como evitar. E, talvez a pior parte seja conviver com a saudade, com a certeza que nunca mais viverá aquela vida…
Neide Azevedo Dezen de Queiroz
Psicóloga Clínica
Especialista em Envelhecimento
CRP.06/73593
Oficina do Cuidado
Telefone (16)3234-2000
WhatsApp (16)98154-7571
www.oficinadocuidado.com.br