Sobre a saúde do idoso

Como os idosos devem se proteger do Corona Vírus

WhatsApp Image 2020-03-02 at 17.51.41 (2)

O novo coronavírus, que assusta as pessoas pelo mundo atualmente, não se apresenta de forma tão letal, mas quando consideramos alguns grupos, como os idosos, as complicações e riscos podem ser maiores.

Isso acontece, pois, o declínio do sistema imunológico causado pelo envelhecimento faz com que as pessoas com mais idade tenham maior dificuldade em enfrentar o vírus em seu organismo, principalmente aquelas diagnosticadas anteriormente com doenças cardiovasculares, pulmonares ou diabetes.

O novo coronavírus (Covid-19) causa sintomas como febre, dor no corpo, falta de ar, febre, coriza e nas formas mais graves pode causar também vômitos e diarreia, seguindo para uma síndrome respiratória aguda grave, segundo especialistas.

Para se prevenir de ser infectado, o idoso deve seguir algumas orientações importantes:

- Higienizar bem as mãos regularmente com álcool em gel (70%) ou lavar bem as mãos com água e sabão por cerca de um minuto;

- Cobrir o nariz e boca ao espirrar, limpando com papel higiênico e fazendo o descarte correto e higiene das mãos e braço em seguida;

- Evitar tocar os olhos, nariz e boca sem higienizar as mãos;

- Evitar contato e proximidade com pessoas que estejam espirrando ou tossindo ou que tenham retornado de viagem de países com casos confirmados do novo vírus.

No entanto, é importante que todos lidem com a situação sem histeria, para que tudo se resolva, assim como todas as outras epidemias que já enfrentamos em nossa história.

 

Fonte: Ministério da Saúde