Sobre a saúde do idoso

É possível prevenir demências como o Alzheimer?

WhatsApp Image 2020-06-30 at 18.44.19

Doenças como o Alzheimer ainda assustam muito os idosos e pessoas de meia idade no mundo inteiro, pois percebemos o crescimento dessa demência a cada dia e pouco sabemos sobre como contorná-la. Mas vamos falar sobre prevenção. É possível prevenir a doença de Alzheimer ou ao menos retardá-la? A resposta é SIM.

Hábitos de vida saudáveis que incluem exercício físico regular, bons hábitos alimentares, novos aprendizados e estudos ao longo da vida podem ser fatores protetores do funcionamento do cérebro. Em contrapartida, o tabagismo, excesso de álcool, maus hábitos alimentares, sedentarismo, o baixo estímulo do cérebro e descontrole de doenças crônicas como hipertensão e diabetes podem ser fatores de risco para desenvolver Alzheimer.

É importante que, além desses hábitos considerados muito importantes, o cérebro seja sempre desafiado, com novos idiomas, novos instrumentos, novas habilidades, etc. Existem tratamentos específicos para estimular as funções do cérebro em busca de prevenir a doença de Alzheimer ou ainda frear ou retardar seus sintomas e avanço da doença. Tais tratamentos como, estimulação ou reabilitação neurocognitiva são acessíveis e muito efetivos, com comprovação científica.

Procurar ajuda profissional para prevenção ou até mesmo tratamento de esquecimentos, déficits atencionais e outras situações é essencial para a saúde do cérebro e prevenção de agravos como as demências. Já os idosos com Alzheimer também se beneficiam dos tratamentos para desacelerar a doença.

Tem alguma dúvida ou quer saber mais? Entre em contato conosco, temos especialistas nessa área aqui na Oficina do Cuidado!

 

Josias Almeida
Gerontólogo
Especialista em Saúde Mental e Cognição
ABG 443/2014

(16) 3234-2000
(16) 98154-7571 – WhatsApp