Sobre a saúde do idoso

O que é um envelhecimento bem sucedido?

WhatsApp Image 2020-03-02 at 17.51.41 (1)

Será que um envelhecimento bem-sucedido é apenas aquele onde vemos um idoso com a pele ótima, cabelos fortes, corpo atlético, viajando o mundo, típico dos comerciais e novelas? Será que é mesmo possível viver com total saúde física, psíquica e social?

Será que aquele idoso que vive uma rotina mais limitada, que controla sua hipertensão e diabetes não tem um envelhecimento bem-sucedido?

Precisamos pensar sobre o que é ideal para um talvez não seja ideal para outro e que cada um lida de forma diferente com os problemas que se apresentam conforme envelhecemos. Por exemplo, alguém que se torne diabético pode se desesperar e acreditar que isso é um grande fracasso. Da mesma forma, outra pessoa pode encarar essa situação como uma oportunidade de melhorar sua qualidade de vida e sua condição de saúde em geral.

O envelhecimento bem-sucedido não está associado a ausência de doenças ou problemas, mas sim com a nossa resiliência, ou seja, nossa capacidade de lidar com as dificuldades que se apresentam conforme envelhecemos. Cada pessoa tem suas particularidades e envelhecer não é uma receita única, pois cada idoso tem possibilidades diferentes de atingir aquilo que considera ideal.

É muito importante não nos compararmos, não a um nível de cobrança, é necessário que busquemos sempre a nossa melhor versão, visando qualidade de vida e melhora da nossa saúde, seja ela física, psíquica ou social.