Sobre a saúde do idoso

Os perigos da automedicação no idoso

WhatsApp Image 2020-07-30 at 20.03.42 (2)

É difícil encontrar algum idoso que não tenha comprado remédio sem receita ao ter uma dor de cabeça ou gripe forte. Esses medicamentos como antitérmicos, antigripais e outras classes, não necessitam de receita para serem comprados e o acesso a eles é livre.A automedicação é um perigo em todas as idades, mas na população idosa o risco é ainda maior.
Esse perigo é maior porque os idosos geralmente apresentam comorbidades (mais de uma doença ao mesmo tempo) e, por esse motivo, tomam diversos tipos de medicamentos. Dessa forma, adicionar medicamentos que não tenham prescrição médica é bastante arriscado, já que pode haver interação entre os medicamentos.
O organismo do idoso apresenta uma diminuição natural da função do fígado e dos rins, principais órgãos envolvidos no metabolismo e na eliminação das substâncias. Assim sendo, os medicamentos apresentarão uma ação diferente no indivíduo idoso e ficará no organismo por mais tempo, o que pode causar muitos problemas.
Algumas medicamentos podem anular, reduzir ou até aumentar o efeito de outros medicamentos que o idoso já utiliza para tratar hipertensão e diabetes, por exemplo, como o que acontece com o uso dos analgésicos sem indicação médica.É preciso estar alerta, pensar que que tomar um remédio de vez em quando sem indicação médica não traga prejuízos, é um grande engano.
Todos os anos, 20 mil pessoas morrem no Brasil por terem tomado remédios indevidamente, segundo a Abifarma (Associação Brasileira das Indústrias Farmacêuticas).Desse modo, é preciso que o idoso siga a orientação médica e não se deixe levar por indicação de amigos e familiares, pois o que serve para um organismo, pode fazer mal a outro. E não se esqueça, informe o médico antes de utilizar qualquer medicamento. Josias Almeida

Gerontólogo

ABG 443/14

 

Oficina do Cuidado

WhatsApp (16)98154-7571

Telefone (16)3234-2000

Rua Rui Barbosa 1677 – Vila Seixas – Ribeirão Preto

www.oficinadocuidado.com.br