Sobre a saúde do idoso

Quais hábitos de vida nos fazem viver mais?

WhatsApp Image 2020-03-02 at 17.51.42 (1)

Ser longevo é um objetivo da maioria das pessoas atualmente. Com o controle das doenças crônicas e diminuição das doenças infectocontagiosas, foi possível aumentar a expectativa de vida com alguma qualidade.

Não há nenhum grande segredo para viver mais e melhor, no entanto, não é simples, precisa de dedicação e força de vontade. Alguns aspectos demonstram maior importância na expressão de uma vida mais longa:

1. O sono é um dos pontos que merecem maior atenção, pois os problemas com o sono causam muitos problemas de saúde. Dormir bem requer uma boa higiene do sono, ou seja, hábitos que proporcionem um descanso ideal durante a noite.

2. Evitar o estresse é primordial para prolongar os anos de vida com boa saúde física e mental. A exposição demasiada ao estresse é uma das teorias mais estudadas sobre por que envelhecemos.

3. Se exercitar regularmente não somente traz bem-estar como também evita doenças como hipertensão, obesidade e diabetes, proporcionando maior longevidade e melhor qualidade de vida.

4. A alimentação balanceada também é um pilar importante para a prevenção de doenças e consequentemente aumento de expectativa de vida. Dietas como a mediterrânea e a restrição alimentar (comer pouco e com enfoque nos alimentos de grupos nutricionais específicos) são comprovadamente práticas que levam ao aumento dos anos de vida.