Sobre Nós

A Oficina do Cuidado é uma empresa nascida em 2011, idealizada por  Neide Azevedo Dezen de Queiroz, psicóloga e por sua filha Paula Dezen de Queiroz,  fisioterapeuta. Ambas, atentas às necessidades dos idosos e de seus familiares, instituíram como proposta ”qualificar o cuidado recebido pelo idoso,  em qualquer nível de dependência, propondo um atendimento personalizado”.

NOSSOS SERVIÇOS

WhatsApp Image 2019-11-11 at 14.31.56

SELEÇÃO PERSONALIZADA DE CUIDADORES DE IDOSOS

A seleção de cuidadores de idosos é feita de acordo com o conjunto de habilidades e competências que a família define, visando contratar um “cuidador personalizado”, ou seja, que tenha qualidades compatíveis com as necessidades do idoso que cuidará.

Para obter o perfil desejado são feitas entrevistas, aplicados instrumentos psicológicos e solicitados documentos suficientes para a segurança do idoso e de seus familiares. É de grande importância que esse cuidador seja adequado ao perfil do idoso para que não haja muita desistência ou troca de cuidador, pois isso influencia negativamente na vida diária do idoso.

A seleção personalizada prevê também o treinamento e supervisão do cuidador selecionado.

Um treinamento básico é oferecido para todos os cuidadores selecionados e aceitos para iniciar um trabalho, para que estejam atrelados com a proposta da Oficina do Cuidado.

Um cuidador selecionado pela Oficina do Cuidado terá no mínimo 18 anos, curso fundamental completo, experiência e/ou um curso de capacitação comprovado.

A Oficina do Cuidado oferece supervisão aos cuidadores para garantir a qualidade dos cuidados proporcionados à pessoa idosa e também para orientá-los a realizar o seu trabalho com menos desgaste físico e emocional, conforme proposto pela CBO – Código Brasileiro de Ocupações 2002.

CURSOS

A Oficina do Cuidado oferece com maestria e reconhecimento capacitação para cuidadores de idosos, seja em curso básico prático ou em módulos específicos, como Alzheimer, Parkinson, etc., todos com certificado. Os cursos podem ser ofertados também aos técnicos em enfermagem, outros profissionais de saúde, familiares e demais interessados em se capacitar em envelhecimento e idosos.

ATENDIMENTO AOS IDOSOS

Nossos atendimentos aos idosos englobam desde atividades em grupo, oficinas e aulas particulares de Smartphone, até psicoterapia, estimulação neurocognitiva e fisioterapia para os pacientes que necessitam.

Psicoterapia

A atenção oferecida pelo terapeuta, compreendendo o sujeito de modo singular, percebendo as preocupações enraizadas na vida da pessoa, ajuda a melhorar a adesão aos tratamentos de saúde, reduzir sintomas, contribui para compreender as perdas nos papéis sociais e familiares e melhorar da qualidade de vida do idoso.

A psicoterapia é realizada por nossa psicóloga Neide Azevedo Dezen de Queiroz CRP.06/73593, especialista em Psicologia do Envelhecimento no CEPSIC – USP SP.

Estimulação Neurocognitiva

A estimulação neurocognitiva é um tratamento não farmacológico que serve para estimular, reverter ou retardar declínios de memória, atenção, linguagem e outras áreas de funcionamento do cérebro. Todos podem fazer esse tipo de tratamento, principalmente os idosos que percebem alguma dificuldade de memória e querem prevenir agravos e demências, por exemplo. Pacientes com Alzheimer necessitam desse tipo de tratamento para retardar o avanço da doença e terem mais tempo de melhor funcionamento cerebral.

Esse atendimento é realizado por nosso gerontólogo/gerontologista Josias Eduardo de Almeida Melo ABG 443/14, especialista em saúde mental e cognição (Neuropsiquiatria) pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar.

Fisioterapia

A fisioterapia é um tratamento não farmacológico que auxilia na minimização das perdas de forças musculares decorrentes do envelhecimento, prevenção de quedas, alívio de dores, melhora do equilíbrio, coordenação motora, função pulmonar, entre outras áreas. O propósito da fisioterapia é oferecer qualidade de vida às pessoas, por meio da prevenção e reabilitação física. Além do tratamento convencional, a fisioterapia faz parte da valorização da promoção da saúde como um todo.

Esse atendimento é realizado por nossas fisioterapeutas Paula Dezen de Queiroz Ferreira CREFITO 130554-F, especialista em fisioterapia geriátrica pela FAMERP – Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, SP e Ana Cláudia Guariente CREFITO 124896-F.

Oficinas e Oficina Ativa

A Oficina do Cuidado oferece oficinas com atividades em parcerias com Shoppings e prefeituras, como o Espaço Feliz Idade no Shopping Santa Úrsula e o grupo Melhor Idade no Sassom, sempre em busca de um envelhecimento saudável e ativo. Duas vezes por semana, temos em nosso próprio espaço a Oficina Ativa, um grupo que proporciona integração, saúde e bem estar aos idosos.

Aulas Particulares de Smartphone

Aqui na Oficina do Cuidado, compreendemos que a autonomia e independência são conceitos que fazem parte da saúde, e por esse motivo, ajudamos os idosos a se inserirem no contexto tecnológico atual por meio de aulas particulares de Smartphone. Nessas aulas, o idoso recebe auxílio para aprender, tirar dúvidas de acordo com suas necessidades, com um profissional capacitado para entender a maneira que o idoso aprende, de acordo com suas limitações e potencialidades.

Vídeo Institucional

Conheça a história e o trabalho desenvolvido pela Oficina do Cuidado