Sobre a saúde do idoso

Todo idoso precisa fazer fisioterapia?

 

É verdade que se não queremos morrer cedo vamos todos envelhecer!

E é fato que envelhecemos de forma diferente um do outro, pois temos estilos de vida diferentes. Uns comem comidas mais saudáveis,  outros nem tanto, uns são mais nervosos que outros, uns praticam exercícios outros não gostam muito…

Porém,  com o passar dos anos acontecem mudanças no nosso sistema muscular, levando a perda de massa muscular.  Devido a redução da atividade física, redução de hormônios como estrogênio  e testosterona há redução de quantidade e tamanho das fibras que formam os músculos. E os principais sintomas dessa perda de massa muscular é a perda de força, equilíbrio e desempenho físico para realizar as atividades de vida diárias.

Devido a esse fator do envelhecimento, chamado sarcopenia, é que podemos afirmar que todo idoso precisa de exercícios físicos regulares.

O fisioterapeuta é o profissional da saúde ideal para melhora do quadro de sarcopenia causado pelo envelhecimento natural, pois está apto a conduzir o paciente na melhora destes sinais realizando exercícios adequados para cada caso, observando atentamente se além dos sinais causados pelo envelhecimento há alguma lesão no sistema músculo-esquelético.

WhatsApp Image 2020-06-02 at 18.35.28 (1)